Em 24 dias registrou-se em Ilhéus metade dos casos acumulados em cinco meses
De 1º a 24 de julho, o município de Ilhéus registrou 1.301 casos positivos da Covid-19 dos 2.735 registros no município desde o início da pandemia, em março. Isso significa dizer que nos últimos 24 dias foi confirmada quase a metade do total de registros feitos em Ilhéus em cinco meses da pandemia. O crescimento coincide com a reabertura gradual do comércio e a liberação de parte do sisterma público de transporte na cidade, autorizados pelo prefeito Mário Alexandre.
No início desta semana, os positivados "estacionaram" na média de 80 novos casos por dia. Este final de semana será o primeiro com praias liberadas para a população. Aguarda-se com expectativa o resultado desta liberação. Hotéis e pousadas também já podem funcionar e, como contraponto polêmico, não foi renovado o Toque de Recolher das 21 horas às 5 da manhã, nem tampouco foi dado continuidade as barreiras sanitárias na entrada da cidade. As iniciativas municipais divergem das estaduais. O governador Rui Costa e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, continuam a defender o isolamento.
Nesta sexta, Costa voltou a falar no crescimento de casos no eixo Ilhéus-Itabuna e não descartou a possibilidade de lockdown nos dois municípios por conta do avanço da doença.Ele disse que se for mantido o crescimento até domingo (26) pretende editar um decreto proibindo a circulação de pessoas nas duas cidades.
A praia deste final de semana pode até representar um passo à frente para a Prefeitura de Ilhéus. Mas pode ser, também, um recuo perigoso para quem vinha com o discurso de que tudo estava sob controle.